terça-feira, 27 de março de 2012

Plataforma JavaEE

O que é JavaEE?
JavaEE ou Java Enterprise Edition é uma plataforma para desenvolvimento Web na linguagem de programação Java. Essa plataforma se difere da plataforma JavaSE pela questão da atribuição de APIs para desenvolvimento Web, e características voltadas para o trabalho na internet pelo lado do servidor. Essa plataforma é também considerado como um padrão de desenvolvimento por necessitar algumas especificações para as regras para ser possível a criação do aplicativo nessa plataforma Java. Explicando de uma forma mais simples, seria Java para Web.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Como Funciona o Processo de Desenvolvimento de Software

O Processo de Desenvolvimento de um Software
Nesse post vamos entender como funciona o processo de desenvolvimento de software de uma forma simples e sem metodologias nem modelos. O processo de desenvolvimento de um software é um conjunto de finalidades e atividades que visam a criação de um software bem estruturado e de qualidade, para um boa manutenção e reaproveitamento do software.
No processo de Desenvolvimento de Software, existem vários passos ou processos para se criar um software, seguindo modelos de desenvolvimento, são eles:

Os Modelos de Desenvolvimento de Software

A Linha de Desenvolvimento de um Software...
Hoje em dia nos deparamos com várias metodologias para o desenvolvimento de um projeto, mas temos os modelos de desenvolvimento, que falando em um modo de herança seriam os país das metodologias. Os modelos de desenvolvimento é dividido em três partes principais, o desenvolvimento em Cascata, Iterativo e Incremental. O desenvolvimento em cascata é o mais tradicional dos três, por parecer ser mais simples e organizado, porém durante o desenvolvimento do projeto pode ocorrer inúmeras falhas decorrentes desse modelo Cascata, por isso veio os métodos Iterativo e Incremental, com a ideia de substituir o modelo Cascata e acabar com as suas falhas, mas como nada é perfeito eles também tem as suas falhas, mas vamos conhecer um pouco de cada e entender qual pode ser a melhor opção na hora de desenvolver um software.

sábado, 24 de março de 2012

Plataforma Android: Configurando e Iniciando com Android

Existem atualmente mais de 250 mil aplicações disponíveis para o sistema Android. O sistema consiste de quatro liguagens diferentes de programação: XML, C, Java e C++, todas juntas somam mais de 12 milhões de linhas de código para formar o que vemos hoje nas telas de Smartphones e Tablets do mundo todo.
No final do ano passado, o Google já tinha ultrapassado o iOS como o sistema operacional mais usado do mundo - atrás apenas do Symbian, da Nokia, que está com os dias contados. Hoje, o Android pode ser encontrado em 100 milhões de celulares, e esse número só cresce. A cada dia são ativados 400 mil novos aparelhos com o software do Google. É mais do que o dobro das ativações de iPhone's. O crescimento pode ser explicado pelo número de celulares com o sistema operacional: são 310 modelos fabricados por 36 marcas. A Apple tem apenas um celular e seu sistema está presente em dois modelos. A estratégia de espalhar o software no maior número possível de plataformas compensa. Estudo do instituto de pesquisas Gartner mostra que, até o final de 2012, quase metade dos smartphones do mundo será equipada com o sistema representado pelo robozinho verde. 
Num prazo de pouco mais de um ano, o Google conseguiu duas façanhas. A primeira foi mudar o significado da palavra androide. Quem procura no dicionário encontrará no verbete a descrição "autômato de figura humana". Nos 96 países onde o Android está disponível é diferente: o termo virou sinônimo de telefone que acessa a internet. Mais importante, o Google conseguiu fazer frente ao crescimento da Apple. Por um capricho da história, o mais poderoso rival do iPhone começou a ser desenhado nos corredores da empresa de Steve Jobs. Foi lá que Andy Rubin, o criador do Android, trabalhou durante três anos, desenvolvendo sistemas operacionais. Saiu da Apple em 1992 para tentar a sorte na Microsoft e, depois, criar negócios próprios. O último tinha como principal produto um software para celulares baseado em Linux. Criado em 2003, o Android chamou atenção do Google, que comprou a empresa depois de dois anos e fez de Rubin seu vice-presidente de engenharia.

Hoje irei falar sobre como instalar a SDK Android no Eclipse Índigo e criar o primeiro projeto, o famoso Hello World.

Cloud Computing: Publica, Privada e Híbrida

Cloud em suas três formas
A computação nas nuvens é apresentada em três formas: nuvens públicas, nuvens privadas, e nuvens híbridas. Agora vamos entender um pouco de cada uma, vamos ver qual é o melhor tipo pra cada projeto e qual se adequa melhor a sua necessidade. Podemos perceber que essas variações em Cloud Computing auxilia a todos que precisam usar esse serviço, porém, cada um tem seus prós e contras. Vamos entender isso:

sexta-feira, 23 de março de 2012

Cloud Computing X Servidor Físico

Como funciona o Cloud Computing?
Diferente dos servidores físicos, no cloud computing as informações não são alocadas em uma única máquina. Um conjunto de máquinas é que realizam o processamento das informações, um verdadeiro compartilhamento da capacidade de cálculo e de memória, ligados através da Web.
O surgimento de sistemas baseados em cloud computing aumentou consideravelmente nos últimos dois anos, devido principalmente à uma redução considerável nos custos de hospedagem e transmissão de grandes volumes de dados. Por este motivo hoje é possível encontrar sistemas de edição de documentos, planilhas eletrônicas, armazenamento de fotos que você pode utilizar sem instalar nada no seu computador.
Essa praticidade transforma a Computação nas Nuvens em algo desejado pela maioria dos usuários da Internet, uma vez que não precisem mais de se preocupar com a instalação de software, atualização, upgrade de hardware, etc. Para o lado do cliente/usuário isso é ótimo, simplifica e amplia as possibilidades que o usuário pode ter com qualquer máquina, mas temos o lados das empresas corporativas, que ainda não tem o conhecimento profundo sobre o assunto segurança nessa nova tecnologia.
A questão de segurança é de fundamental importância. O ritmo e disseminação da computação em nuvem está diretamente relacionado com o grau de confiança no modelo e nas tecnologias envolvidas. Sem se sentir confortável com o nivel de segurança obtido, os gestores das empresas não tomarão decisões favoráveis. Assim, conhecer os múltiplos aspectos  que envolvem segurança em Cloud Computing é obrigação de todo gestor ou profissional de TI. O relatório começa com um nivelamento dos aspectos conceituais da computação em nuvem, seus modelos de serviço (Infrastruture-as-a-Service, Platform-as-a-Service e Software-as-a-Service) e de entrega (public ou private clouds). A partir daí descreve os aspectos críticos que se relacionam com segurança, divididos basicamente em dois domínios: o domínio da governança (incluindo fatores como riscos, compliance, auditoria, inreoperablidade entre nuvens e assim por diante) e operacional, que inclui variáveis como operação do data center em cloud, continuidade do negócio, gerenciamento de identidades de acesso, virtualização, etc.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Tipo de Business e Estratégias de Marketing

Tipos de Business
No mundo corporativo você já deve ter ouvido algumas siglas como B2B, B2C, B2A e ficou se perguntando o que seriam essas divisões e quem definiu essas siglas. O que originou essas divisões foi o E-commerce ou comércio eletrônico. Então antes de entender esse tipo de transação comercial vou dar uma breve explicação sobre E-commerce para que você possa entender o porquê dessas transações comerciais terem nomes diferentes.

segunda-feira, 19 de março de 2012

SaaS, PaaS e IaaS - As camadas do Cloud Computing


As camadas do Cloud Computing
Cloud Computing é um modelo que permite de forma conveniente, o acesso à rede sob demanda para um conjunto compartilhado de recursos de computação configuráveis (por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicativos e serviços) que podem ser rapidamente provisionados e lançados com o mínimo de esforço de gestão ou a interação de um prestador de serviços. A Computação em Nuvem não representa uma tecnologia e, sim, um modelo de TI, que tem como base serviços e não produtos, e os seguintes princípios:
  • Infraestrutura compartilhada: vários clientes dividem uma mesma plataforma tecnológica, o que inclui até uma mesma instância de determinado aplicativo; 
  • Serviços ondemand (sob demanda): seja por número de usuários, transações ou a combinação entre vários ítens;
  • Serviços são escalonáveis: a partir da perspectiva do usuário, existe uma flexibilidade de requisitar uma ampliação das ofertas, sem qualquer limitação;
  • Precificados com base no uso: prerrogativa de cobrança pelo serviço utilizado em um determinado período;
  • Diversidade: atuação em nuvens públicas e nuvens privadas de forma homogênea e transparente. 
Muitos fornecedores de software tradicionais e de infraestrutura utilizam associado aos seus produtos e serviços o termo Cloud Computing, mas verdadeiramente não cumprem na prática os princípios básicos listados acima.


sábado, 17 de março de 2012

Baixando e Criando Primeiro Projeto no Eclipse

Bom pessoal hoje irei falar sobre outra IDE mais usada no mercado de trabalho atualmente o famoso Eclipse.

O Eclipse é uma IDE desenvolvida em Java, o Eclipse foi desenvolvido inicialmente pela IBM e depois a IBM doou-o como software livre para a comunidade. Ele possui características marcantes como a forte orientação ao desenvolvimento baseado em plug-ins e ao amplo suporte ao desenvolvedor com centenas de plug-ins nas mais diversas linguagens que procuram atender as diferentes necessidades dos programadores hoje em dia. 

Cloud Computing não é uma tendência, é uma necessidade!

Cloud: a Realidade
O Cloud Computing, conjunto de serviços de computação oferecidos por meio da Internet, está se consolidando nas empresas com grande velocidade. Atualmente, quase todas as tecnologias (com as vantagens da virtualização, automatização, escalabilidade conforme a demanda, acessibilidade e gerenciamento remoto) podem funcionar em nuvem, proporcionando importantes benefícios às companhias, como a economia de custos e o foco em seu “core business”.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Instalando e Criando Primeiro Projeto no Netbeans 7.1 no Windows 7

Bem, já instalamos o Java, e SGDB, o que falta agora para podermos fazer uma aplicação mais robusta pra web, falta uma IDE, e como não faz mal aprender vamos ver o que exatamente é uma IDE.

Uma Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) é um software que reúne a maioria das ferramentas necessárias para um programador desenvolver seu aplicativo de forma rápida e mais fácil.

Geralmente os IDEs facilitam a técnica de RAD (de Rapid Application Development, ou "Desenvolvimento Rápido de Aplicativos"), que visa a maior produtividade dos desenvolvedores.

As IDEs foram feitas para maximizar a produtividade do programador provendo funcionalidades e interfaces que visam uma maior facilidade para entender como funciona a IDE. Em uma IDE programadores tem vários recursos para diminuir a necessecidade de escrever código com teclas de atalho e até criando código a partir do começo para o desenvolvedor. Porem a IDE por ser uma ferramenta grande e complexa dependendo de uso e estudo para compreende-la e poder usar todos os seus recursos.

Depois desse resumo sobre uma IDE, qual devemos escolher? Existem tantas IDEs por ai, porém pra programar a Java eu gosto de sempre falar em Netbeans e Eclipse, existem outras até completas porém essas duas são free e open source.

Eu dei preferencia nesse tutorial para o Netbeans porque acho que ele tem uma interface mais amigavel que o Eclipse, é mais facil de entender pra quem está começando agora e até agora só mecheu com o Notepad, mas eu pretendo fazer um post eplicando um pouco sobre o Eclipse daqui um tempo, e também fazer um projeto do zero nele pra ir postando aqui no blog.

Então vamos baixa-lo no site do Netbeans por aqui.

Instalando PostgreSQL no Windows 7

Bom gente, hoje vamos instalar e configurar o Windows 7 para o Sistema Gerenciados de Banco de Dados Objeto Relacional (SGBDOR) PostgreSQL.

Hoje em dia o PostgreSQL é um dos SGBDs open source com melhores recursos encontrados, além de ser open source e não necessitar licença para ser usado em empresas (principalmente em pequenas empresas, que estão migrando para o PostgreSQL), ele tem uma ótima performance, é altamente escalável,
é multi-plataforma e por ser popular hoje em dia ele oferece muita documentação pela internet.

Aqui vai algumas características mais técnicas sobre esse SGBD:



  • Consultas complexas
  • Chaves estrangeiras
  • Integridade transacional
  • Controle de concorrência multi-versão
  • Suporte ao modelo híbrido objeto-relacional
  • Gatilhos
  • Visões
  • Linguagem Procedural em várias linguagens (PL/pgSQL, PL/Python, PL/Java, PL/Perl)
  • Indexação por texto
  • Estrutura para guardar dados Georeferenciados PostGIS


  • O PostgreSQL vêm à algum tempo tomando o lugar do MySQL, por vir evoluindo de uma forma rápida e correta, correta por estar evoluindo justamente o que precisava evoluir, ele tem tomado o lugar do MySQL em pequenas empresas, justamente pelo fato dele ser altamente escalável, porem o MySQL ainda é muito popular e de fácil manipulação, sem contar os vários sistemas de armazenamento que o MySQL possui, como o InnoDB e o MylSAM, já o PostgreSQL só possui um sistema de armazenamento.

    O MySQL pode ser uma boa opção para sistemas menores com uma base de dados relativamente pequena. Para sistemas maiores e complexos, que necessitam de maior integridade em sua base de dados e com vários Terabytes de informação o PostgreSQL seria uma melhor opção, tudo isso se baseando em SGBDs open source.

    Instalando o MySQL Workbench 5.2 no Windows 7

    Neste tutorial vamos ver como instalar a ferramenta visual para modelar o seu Banco de Dados MySQL.

    MySQL Workbench é uma ferramenta gráfica para modelagem de dados, integrando criação e designer que pretende ser uma evolução do já famoso DBDesigner4. A ferramenta possibilita trabalhar diretamente com objetos schema, além de fazer a separação do modelo lógico do catálogo de banco de dados.
    Toda a criação dos relacionamentos entre as tabelas pode ser baseado em chaves estrangeiras. Outro recurso que a ferramenta possibilita é realizar a engenharia reversa de esquemas do banco de dados, bem como gerar todos os scripts em SQL.

    terça-feira, 13 de março de 2012

    Instalando e Configurando o MySQL no Windows 7

    Bom Pessoal o topico de hoje é a instalação e configuração do MySQL no Windows 7, porém antes de iniciarmos o tutorial vamos saber um pouco mais sobre o que é o MySQL:

    O MySQL é um SGBD(Sistema Gerenciador de Banco de Dados) que utiliza a linguagem de consulta estruturada (SQL - em inglês), assim como PostGree, Oracle, SQL Server, Firebird. E Muitos outros.
    Suas principais caracteristicas são o seu exelente desempenho e sua grande portabilidade e  compatibilidade para diversas linguagens.


    segunda-feira, 12 de março de 2012

    Instalando Java 7 no Windows 7

    O que é Java?
    Java não é somente uma linguagem de programação, Java é uma plataforma de desenvolvimento de sistema de software composta por:
    • Linguagem de programação Java;
    • Bibliotecas para desenvolvimento de aplicações dos mais derivados tipos;
    • Ferramentas de desenvolvimento: compiladores, depuradores, entre outras;
    • Máquina Virtual Java (JVM - Java Virtual Machine) responsável pela execução de um programa Java em um SO.
    Devido ao grande número de bibliotecas disponíveis, a plataforma Java foi subdividida da seguinte forma:
    • Java Standard Edition (JSE)
    • Java Enterprise Edition (JEE)
    • Java Micro Edition (JME)
    Originalmente desenvolvida por uma equipe de desenvolvedores liderada por James Gosling na Sun Microsystems (atualmente de propriedade da Oracle) e lançada em 1995, o Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que atualmente faz parte do núcleo da Plataforma Java e já esta na versão JavaSE 1.7(Dolphin).
    Então gente, agora que sabemos que Java está na versão 7, precisamos saber como instalar no último Sistema Operacional lançado pela Microsoft, o Windows 7.
    Porém se engana quem acha que é difícil e complicado instala-lo, por mais que o Windows não seja tão amigável como outros Sistemas Operacionais, agente só precisa seguir o caminho como o determinado e começar a desenvolver na plataforma Java.