quinta-feira, 15 de março de 2012

Instalando PostgreSQL no Windows 7

Bom gente, hoje vamos instalar e configurar o Windows 7 para o Sistema Gerenciados de Banco de Dados Objeto Relacional (SGBDOR) PostgreSQL.

Hoje em dia o PostgreSQL é um dos SGBDs open source com melhores recursos encontrados, além de ser open source e não necessitar licença para ser usado em empresas (principalmente em pequenas empresas, que estão migrando para o PostgreSQL), ele tem uma ótima performance, é altamente escalável,
é multi-plataforma e por ser popular hoje em dia ele oferece muita documentação pela internet.

Aqui vai algumas características mais técnicas sobre esse SGBD:



  • Consultas complexas
  • Chaves estrangeiras
  • Integridade transacional
  • Controle de concorrência multi-versão
  • Suporte ao modelo híbrido objeto-relacional
  • Gatilhos
  • Visões
  • Linguagem Procedural em várias linguagens (PL/pgSQL, PL/Python, PL/Java, PL/Perl)
  • Indexação por texto
  • Estrutura para guardar dados Georeferenciados PostGIS


  • O PostgreSQL vêm à algum tempo tomando o lugar do MySQL, por vir evoluindo de uma forma rápida e correta, correta por estar evoluindo justamente o que precisava evoluir, ele tem tomado o lugar do MySQL em pequenas empresas, justamente pelo fato dele ser altamente escalável, porem o MySQL ainda é muito popular e de fácil manipulação, sem contar os vários sistemas de armazenamento que o MySQL possui, como o InnoDB e o MylSAM, já o PostgreSQL só possui um sistema de armazenamento.

    O MySQL pode ser uma boa opção para sistemas menores com uma base de dados relativamente pequena. Para sistemas maiores e complexos, que necessitam de maior integridade em sua base de dados e com vários Terabytes de informação o PostgreSQL seria uma melhor opção, tudo isso se baseando em SGBDs open source.


    Após esse breve resumo vamos começar configurando o windows para instalar o PostgreSQL:


    O Windows possui o UAC (User Account Control), criado no Windows Vista e aprimorado no 
    Windows 7, isso foi um modo da Microsoft lidar melhor com os problemas de segurança que o Windows tinha antes, são aquelas incomodas janelas que sempre aparecem ao instalar algum programa, perguntando se nós damos a permissão para aquele programa ser instalado. O problema é que esse recurso impossibilita o PostgreSQL criar algum usuário, então vamos ter que desativar esse recurso temporariamente, vamos ver como fazer:

    - Entre com o seu usuário Administrador

    - Entre no painel de controle, acesse a parte de Contas de Usuário e Segurança Familiar -> Contas de Usuário -> Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário:


    - Após isso irá aparecer a janela para configurar o controle de UAC, nessa janela terá a barra para diminuir o controle, coloque até o fim para Nunca notificar:


    - Clique em Ok, depois disso você receberá uma notificação de que será necessário reiniciar o sistema para ativar as mudanças feitas, reinicie o sistema e novamente entre com o usuário Administrador da usa maquina.



    OBSERVAÇÃO: No Windows 7 não está sendo iniciado o serviço de logon secundário, isso
    causa um erro na hora da instalação do PostgreSQL, devemos mudar isso:
    - Vá no menu Iniciar -> Painel de controle -> Ferramentas Administrativas ->
    Serviços -> Procurar por Logon Secundário (no painel de controle na parte de "Exibir por" coloque
    "Ícones pequenos"):


    - Clique com o botão direito -> Propriedades -> deixe como Automático o tipo de inicialização:


    - Feito isso podemos começar a inicializar o serviço.


    OBSERVAÇÃO: Se necessitar deletar um usuário criado no PostgreSQL, siga os passos seguintes:
    Menu Iniciar -> Execultar -> Digite cmd -> Irá inicializar o Prompt de Comando -> Digite net user
    postgres /delete


    Agora vamos baixar o PostgreSQL nesse link aqui. Escolha a opção "Download the one click installer". Você será redirecionado para uma tela onde você deve escolher o seu SO, escolha de acordo com o seu sistema, sem esquecer de escolher a versão de bits, que pode 32 ou 64 dependendo do SO, o meu por exemplo é 64, escolha também a versão do PostgreSQL 9.1.3, nós vamos trabalhar com essa versão.

    Feito isso o download irá começar, espere até terminar, agora de duplo clique no arquivo baixado e espere começar a instalação, você será levado para uma tela de boas vindas da instalação, como essa:


    - Clique em Next:


    - Agora você está na janela para especificar o diretório de onde será instalado o PostgreSQL, eu recomendo sempre instalar com o diretório default, para não ocorrer nenhum problema, clique em Next, ele irá peguntar novamente sobre diretório, só que agora vai ser onde vai guardar os dados do banco, deixe como default novamente, clique em Next:


    - Insira o password do seu Banco e clique em Next:


    - Aqui você deve inserir a numero da porta que seu banco vai ficar, deixe a que está como default, só mude se a porta já estiver em uso, clique em Next:


    - Agora defina o Locale como Portuguese, Brazil, Clique em Next e em seguida em Next novamente:

    A instalação irá começar, aguarde até ela terminar.


    - Deixe selecionado o Stack Builder e clique no botão Finish:


    - Agora no Stack Builder selecione o PostgreSQL, e clique no botão Next:


    - Nessa janela você deve especificar quais os pacotes você vai baixar de acordo com o que você precisa, como a nossa pretensão no blog é trabalhar com Java, eu escolhi o que atendia a minha necessidade, como está na imagem acima, após escolher os pacotes clique em Next:

    - Recomendável: A instalação do pgAgente v3.0.1-3 é opcional, já que ela não é uma ferramenta essencial para o funcionamento do banco. O PGAgent é uma aplicação que possibilita a execução agendada de tarefas no banco de dados PostgreSQL, uma vez que este agendamento não é nativo como no Oracle.


    - Uma janela confirmando os pacotes que você selecionou irá aparecer e irá falar em qual diretório os pacotes baixados irão ficar, clique em Next, o download vai começar, aguarde até terminar:


    - Clique em Next pra ele instalar os pacotes anteriormente baixados:

    Recomendável 

    Agora vamos instalar o PGAgent.


    - Essa é a tela de boas vinda da instalação, clique em Next:


    - Escolha o diretório de instalação do pgAgent e clique em Next:


    - Vamos definir alguns detalhes da instalação do PostgreSQL, primeiro o Host, aqui vai ser onde seu site será hospedado, o meu projeto será um projeto de teste na minha própria maquina, então o meu será o localhost mesmo, mas ai depende de cada projeto. coloque o User Name e o Password do banco e depois a porta que nós já tínhamos definido lá atrás como 5432, após isso clique em Next:


    - Agora defina o username do pgAgente como você colocou na tela anterior e insira a senha, clique em Next e a instalação do pgAgent deve começar:


    - Agora é só clicar em Finish para terminar a instalação do pgAgent:

    Após isso vai vir a instalação do pjJDBC e do psqlODBC, essas instalações são mais simples, é só ir clicando em Next até começar instalar e depois em Finish.

    Agora vamos instalar o SQL/Protect:


    - Tela de boas vinda da instalação, clique em Next:


    - Agora aceite o acorde de licença e clique novamente em Next:


    - Para instalar o SQL/Protect você precisa ter cadastro no site www.enterprisedb.com, eu já tenho a minha, mas quem não tiver pode fazer sem nenhum problema, é gratuito. Dica: na hora de fazer o cadastro no site, eles vão pedir telefone, o problema é que deve ser um numero dos EUA, é só ir no google e procurar por um numero de telefone americano.


    - Defina o diretório a ser instalado e clique em Next e Next, a instalação vai iniciar após isso, depois de instalado clique em Finish:

    Agora por fim vamos terminar a instalação do PostgreSQL:


    - Tela inicial, clique em Next:


    - Ele vai detectar como existente a o PostgreSQL, porém ele vai atualizar o PostgreSQL atual, clique em Next e depois em Next novamente:


    - Agora digite a senha que você definiu anteriormente para o seu banco e clique em Next e depois em Next novamente para começar a instalação ou atualização, como você preferir:


    - Por fim teremos essa tela dizendo que o PostgreSQL foi instalado com sucesso e deixe marcado a opção de deixar o Stack Builder para fazer o download de ferramentas adicionais pro PostgreSQL, após isso pode fechar o Stack Builder, o setup do PostgreSQL vai pedir pra você reinicializar o seu computador para completar a instalação do SGDB.

    Depois de reinicializado o SO do seu computador o PostgreSQL já vai estar instalado e configurado para testes.

    Se você desejar voltar a configuração do UAC como a que estava antes de ser modificada é só fazer os passos para voltar naquela parte e voltar os valores como o que estava antes, é uma boa ideia deixar no padrão que estava antes por questão de segurança.

    Acesse o nosso site YaW Tecnologia, para mais informações sobre assuntos na área de desenvolvimento e veja os cursos disponíveis. 

    Um comentário: