segunda-feira, 12 de março de 2012

Instalando Java 7 no Windows 7

O que é Java?
Java não é somente uma linguagem de programação, Java é uma plataforma de desenvolvimento de sistema de software composta por:
  • Linguagem de programação Java;
  • Bibliotecas para desenvolvimento de aplicações dos mais derivados tipos;
  • Ferramentas de desenvolvimento: compiladores, depuradores, entre outras;
  • Máquina Virtual Java (JVM - Java Virtual Machine) responsável pela execução de um programa Java em um SO.
Devido ao grande número de bibliotecas disponíveis, a plataforma Java foi subdividida da seguinte forma:
  • Java Standard Edition (JSE)
  • Java Enterprise Edition (JEE)
  • Java Micro Edition (JME)
Originalmente desenvolvida por uma equipe de desenvolvedores liderada por James Gosling na Sun Microsystems (atualmente de propriedade da Oracle) e lançada em 1995, o Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que atualmente faz parte do núcleo da Plataforma Java e já esta na versão JavaSE 1.7(Dolphin).
Então gente, agora que sabemos que Java está na versão 7, precisamos saber como instalar no último Sistema Operacional lançado pela Microsoft, o Windows 7.
Porém se engana quem acha que é difícil e complicado instala-lo, por mais que o Windows não seja tão amigável como outros Sistemas Operacionais, agente só precisa seguir o caminho como o determinado e começar a desenvolver na plataforma Java.


Vamos começar pelo link da Oracle:
Java 7
- Lá vamos dar de cara com as opções para download, vamos escolher a JDK:

- Após isso você será levado para a página de escolha de seu sistema, primeiro aceite o acordo de licença e após isso escolha o SO correspondente com o da sua máquina, nesse tutorial eu irei escolher o Windows x86 (32-bit), correspondente ao Sistema Operacional instalado no meu Computador:

- O download irá começar logo depois que você aceitar o termo de licença e escolher o SO correspondente ao seu Computador. Quando o download terminar inicie o arquivo, irá aparecer a tela de boas vindas da instalação, nessa janela clique em Next:

- Agora ele mostrará a lista de componentes que serão instalados, se algum não tiver marcado, trate de marcar, pois é de extrema importância que todos sejam instalados, e vai mostrar também o caminho que será instalado o Java, você pode mudar, mas eu não recomendo que você mude, pois depois vamos precisar desse caminho para configurar o PATH, por isso escolha deixar o que já está por padrão:

- A instalação vai começar após você clicar em Next:

- Depois disso ele irá perguntar onde você deseja instalar a JRE, mais uma vez peço para deixar como o que está por default, pra mais na frente não ocorrer nenhum problema por isso, clique em Next:

- A instalação passará por sua fase final:

- Agora irá pedir para registrar o produto, você pode pular essa parte ao clicar em Continue:

Após isso vai começar a instalação do JavaFX 2, é bem simples e não é o nosso foco nesse tutorial, por isso não colocarei as imagens, é só ir clicando no botão de next e esperar terminar a instalação.

- Agora que estamos com o java instalados na máquina, vamos testar no prompt de comando o comando java -version para ter certeza que o Java foi instalado corretamente com a versão 7:

Feito isso, deverá apresentar a mesma mensagem que foi apresentado na imagem acima, agora precisamos definir o PATH do sistema para o caminho onde o Java está instalado.

- Primeira coisa a fazer é localizar e guardar os diretórios de dois arquivos que se encontram dentro da pasta do jdk que por sua vez está dentro da pasta Java, se você deixou por default então será a mesma coisa que o meu. Vá na pasta Java e depois na pasta do jdk1.7.0_03, dentro dessa pasta você já irá encontrar um dos arquivos que teremos que saber o diretório: src.rar. O endereço deve ser esse:

C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03\src.zip

- O outro arquivo que devemos ir atrás do diretório também está dentro da pasta lib que por sua vez está dentro da pasta do jdk1.7.0_03, o arquivo procurado agora é o tools.jar:

C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03\lib\tools.jar

- Agora clique com o botão direito do mouse no ícone "Meu computador" e vá em "Propriedades". Clique em "Configurações avançadas do sistema" e depois em "Variáveis de ambiente". Em "Variáveis do usuário" você irá clicar em "Novo":

- O nome da variável você coloca como: ClassPath.
- Em valor da variável você coloca os endereços guardados anteriormente de modo que fique dessa maneira:
;C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03\src.zip;C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03\lib\tools.jar;.

ATENÇÃO: Coloque do jeito que está acima, com o ";" e com o ponto final, o que pode mudar, como já foi dito anteriormente, são os endereços onde estão localizados os arquivos src.zip e tools.jar dependendo de onde você instalou a JDK.

- Depois de fazer isso clique em OK. Agora vamos configurar a variável PATH que está em Variáveis do sistema.
- Você seleciona a variável Path e clica em Editar, em Valor da variável você vai ACRESCENTAR (sem apagar valores) o seu endereço do jdk:

Ou se preferir:

;C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_03\bin

ATENÇÃO: Repito, o que pode mudar é o endereço do JDK, se você não deixou o endereço default, o ";" é necessário e o "bin" depois do endereço também! Depois de feito isso clique em OK e depois em OK de novo para sair das Variáveis de ambiente e depois OK para sair das Propriedades do sistema.

- Agora para testar se o PATH do Java está realmente sendo reconhecido pelo sistema precisamos dar o comando no prompt de comando novamente, só que um comando diferente, agora vamos usar o javac:

Pronto, agora o Java 7 está instalado e com o PATH configurado no Windows 7.
Esse foi o primeiro passo para a instalação do ambiente de trabalho na Web, até o proximo post.

Acesse o nosso site YaW Tecnologia, para mais informações sobre assuntos na área de desenvolvimento e veja os cursos disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário