quinta-feira, 22 de março de 2012

Tipo de Business e Estratégias de Marketing

Tipos de Business
No mundo corporativo você já deve ter ouvido algumas siglas como B2B, B2C, B2A e ficou se perguntando o que seriam essas divisões e quem definiu essas siglas. O que originou essas divisões foi o E-commerce ou comércio eletrônico. Então antes de entender esse tipo de transação comercial vou dar uma breve explicação sobre E-commerce para que você possa entender o porquê dessas transações comerciais terem nomes diferentes.



Definição de E-commerce
Ecommerce, ou e-commerce, ou electronic commerce, é o conceito de compra e venda de bens e serviços através de redes de computadores, como a Internet, cuja transação é realizada eletronicamente. Ao contrário do que todos possam pensar, a atividade de Ecommerce não é apenas através da Web. O Ecommerce, na verdade, começou com transações comerciais antes mesmo da Web aparecer nos anos 90. Nos anos 70 o Ecommerce já despontava via EDI (Electronic Data Interchange – uma espécie de troca eletrônica de informações) e através das VANs (Value Added Networks).

Agora que já temos o conceito principal de Ecommerce e um pouco de sua origem, precisamos falar um pouco sobre as suas divisões. Ecommerce pode ser dividido categorias, que representam como e com quem a transação será realizada. Abaixo definiremos cada uma dessas divisões, são elas:
  • B2B – business-to-business
  • B2C – business-to-consumer
  • B2A – business-to-administration
  • B2E – business-to-employee
  • A2A – administration-to-administration (ex.: governo para governo)
  • A2B – administration-to-business
  • A2C – administration-to-consumer
  • C2C – consumer-to-consumer
  • B2C2 – Business-to-communities
Definição de B2B ou Business to Business
Empresas fazendo negócios com outras empresas, como por exemplo fábricas vendendo para distribuidores, ou empresa prestando algum tipo de serviço para outra.

O volume desse tipo de negócio geralmente é muito maior comparado ao B2C e o preço aqui é baseado em quantidade do pedido e geralmente é bastante negociado. B2B é o típico caso de comércio por atacado, e o B2C já podemos considerar como o comércio por varejo.

Definição de B2C ou Business to Consumer
O mais comum de todos, esse tipo de ecommerce envolve de um lado as empresas oferecendo serviços e bens e do outro lado o consumidor em geral, que consumirá diretamente esses produtos e serviços.

Considerando ticket médio de compra ou valor total individual de compra, o tipo de ecommerce B2B fica com todas as vantagens, porém no conceito mais amplo de ecommerce o tipo de negócio que rege é o B2C. Procurando um livro específico? Ou planejando uma viagem inteira pela Europa? Ou buscando um CD de uma banda específica de rock dos anos 70? Com a popularização do ecommerce, todas essas questões podem ser respondidas e compradas literalmente em minutos, sem sair de casa e sem a interação humana.

Segundo Kotler (2000, p. 540), todas as atividades de venda de bens ou serviços diretamente aos consumidores finais, são definidas como varejo.

Definição de B2A ou Business to Administration
Administração nesse conceito é considerado os serviços/empresas públicas. Ou seja, estamos falando de transação entre empresas privadas que se relacionam com empresas públicas. Esse tipo de e-commerce geralmente se faz através de transações que envolvam licitações, e geralmente (considerando Brasil pelo menos) o volume dessas transações é muito alto.
Com investimento em serviços e comércio públicos pela web, os chamados e-government, esse tipo de transação tende a crescer. Hoje ainda é muito pouco conhecido e pouco explorado.

Definição de B2E ou Business to Employee
Segundo a definição do Wikipedia, B2E é o tipo de ecommerce que as empresas fazem com seus funcionários ou colaboradores. Essas transações geralmente utilizam alguma rede interna (intrabusiness). Tipicamente as empresas usam essa rede para automatizar alguns processos internos da empresa. As aplicações de B2E incluem:

Gerenciamento online das políticas de RH
Disseminação da comunicação pela empresa
Requisição de material online
Ofertas especiais para os funcionários
Definição: A2A ou Administration to Administration
Esse tipo de transação se deve entre empresas públicas. São transações que ocorrem dentro de empresas controladas pelo governo. Alguns exemplos são transferências de informações, fundos, valores monetários, etc…

Definição de A2B ou Administration to Business
O E-government tem ganhado espaço e importância nos negócios e também se tornado uma ferramenta mais do que essencial para as companhias, principalmente para as empresas que estão começando. Ele permite o acesso a uma série de serviços que ajudam, principalmente as empresas start-ups (aquelas que estão começando), a iniciar suas operações de maneira mais rápida e menos custosa. Por essa razão é que esse tipo de transação é a bola da vez para a evolução na web desse tipo de comércio.
Esse é o elemento necessário para tornar os países que investirem nesse tipo de comércio, em lugares atrativos para investimentos e principalmente para trabalho, onde a inovação e o conhecimento são as alavancas do crescimento.

Definição de C2C ou Consumer to Consumer
Esse tipo de transação entre consumidores está associado a transação direta, com a ajuda (ou intermediação) de alguma empresa. Um grande exemplo desse tipo de transação são os leilões online, como Ebay e o Mercado Livre. Os leilões online funcionam da seguinte forma: o consumidor coloca o seu produto para venda com um valor míni
mo, e outros consumidores dão ofertas maiores para aquele produto. Quem dar o maior lance, num prazo determinado, leva o produto.

As empresas que facilitam essa transação geralmente ganham uma comissão em cima de cada leilão ou uma taxa única de transação. Lembrando que esses sites são apenas intermediários e não se envolvem na qualidade do produto ou não influenciam nos valores dos produtos.

Definição de A2C ou Administration to Consumer
Nesse modelo a transação envolve o consumidor e a iniciativa privada. Todo o tipo de serviços consumidor/realizados pelos consumidor através do setor público, se encontram nesse grupo. Podemos citar alguns exemplos, como pagamento de impostos via web, declaração de imposto de renda, pagamentos de serviços de saúde, enfim, tudo o que é tipo de serviço que o consumidor pode obter do setor público.

Tanto esse modelo (C2A) quanto o modelo de transação de empresas privadas com empresas públicas (B2A), estão totalmente ligados aos conceitos de modernização, qualidade e transparência do serviços públicos, aspectos muito ligados à governança corporativa.

Definição de B2C2 ou Business to Communities
Como já comentado no tópico Business para Comunidades. B2C 2.0, esse tipo de transação envolve diretamente as comunidades. Esse tipo de Business para comunidades é conhecido como o novo B2C, ou B2C 2.0 (B2C2).

As empresas aproveitam as comunidades específicas e realizam negócios com elas. Esse é o comércio que mais cresce no mundo virtual, porém as empresas ainda não descobriram como se relacionar da melhor maneira possível com o mundo das comunidades, pois as redes sociais elas são criadas com o objetivo de trocar conhecimento, informações e principalmente reunir pessoas com as mesmas características, necessidades e/ou anseios. Por isso fazer negócio com esse tipo de grupo ainda é muito complicado, pois as pessoas não entram em redes sociais para fazer negócios (pelo menos não por enquanto), e são um pouco avessas a transações.

Acesse o nosso site YaW Tecnologia, para mais informações sobre assuntos na área de desenvolvimento e veja os cursos disponíveis.

Um comentário: