sábado, 24 de março de 2012

Plataforma Android: Configurando e Iniciando com Android

Existem atualmente mais de 250 mil aplicações disponíveis para o sistema Android. O sistema consiste de quatro liguagens diferentes de programação: XML, C, Java e C++, todas juntas somam mais de 12 milhões de linhas de código para formar o que vemos hoje nas telas de Smartphones e Tablets do mundo todo.
No final do ano passado, o Google já tinha ultrapassado o iOS como o sistema operacional mais usado do mundo - atrás apenas do Symbian, da Nokia, que está com os dias contados. Hoje, o Android pode ser encontrado em 100 milhões de celulares, e esse número só cresce. A cada dia são ativados 400 mil novos aparelhos com o software do Google. É mais do que o dobro das ativações de iPhone's. O crescimento pode ser explicado pelo número de celulares com o sistema operacional: são 310 modelos fabricados por 36 marcas. A Apple tem apenas um celular e seu sistema está presente em dois modelos. A estratégia de espalhar o software no maior número possível de plataformas compensa. Estudo do instituto de pesquisas Gartner mostra que, até o final de 2012, quase metade dos smartphones do mundo será equipada com o sistema representado pelo robozinho verde. 
Num prazo de pouco mais de um ano, o Google conseguiu duas façanhas. A primeira foi mudar o significado da palavra androide. Quem procura no dicionário encontrará no verbete a descrição "autômato de figura humana". Nos 96 países onde o Android está disponível é diferente: o termo virou sinônimo de telefone que acessa a internet. Mais importante, o Google conseguiu fazer frente ao crescimento da Apple. Por um capricho da história, o mais poderoso rival do iPhone começou a ser desenhado nos corredores da empresa de Steve Jobs. Foi lá que Andy Rubin, o criador do Android, trabalhou durante três anos, desenvolvendo sistemas operacionais. Saiu da Apple em 1992 para tentar a sorte na Microsoft e, depois, criar negócios próprios. O último tinha como principal produto um software para celulares baseado em Linux. Criado em 2003, o Android chamou atenção do Google, que comprou a empresa depois de dois anos e fez de Rubin seu vice-presidente de engenharia.

Hoje irei falar sobre como instalar a SDK Android no Eclipse Índigo e criar o primeiro projeto, o famoso Hello World.

Para começar a configuração é necessário realizar o download da SDK do android disponibilizada no site seguinte download da SDK do Android. Clique no link android-sdk_r17-windows.zip . 



Após o download, extraia o arquivo android-sdk_r17-windows.zip irá ser extraida uma pasta que contem os diretorios necessários para a configuração do android, portanto não se esqueça de deixar a pasta em um local que você consiga se lembrar sem dificuldades.


  

Ok tudo certo agora vamos adicionar o subdiretório tools nas variáveis de ambiente do windows. Portanto vá em "Meu Computador" e clique em Propriedades do Sistema.


Após este passo clique em Configurações avançadas do sistema.


Em seguida vamos EDITAR a variável Path. Por favor lembre-se não se deve apagar o conteúdo da variável Path pois é ela contém uma lista de diretórios separados por dois-pontos nos quais o seu sistema procurará arquivos executáveis.


Feito isso irá abrir uma lista com as variáveis de usuário e as variáveis do sistema. A variável Path se encontra nas variáveis do sistema, assim que localiza-la clique em editar para passarmos a localização da SDK do android.


Lembre-se:  Não apague o conteúdo desta variável. Adicione no final da caixa de texto um ; caso não tenha para separar a ultima variável da nova. e o caminho da sua pasta do tool dentro da pasta que foi extraída do arquivo baixado.


Pronto clique em OK e está configurado no windows o caminho da SDK do android agora só basta configurarmos no eclipse e/ou no NetBeans.

Configurando o Plugin(ADT) no Eclipse Índigo.

ADT (Android Developer Tools) é um plugin para Eclipse que fornece um conjunto de ferramentas que são integradas com a IDE Eclipse. Ele oferece acesso a diversos recursos que ajudam você a desenvolver aplicativos Android rapidamente. ADT fornece acesso GUI para muitas das ferramentas de linha de comando SDK, bem como uma ferramenta de design de interface do usuário para prototipagem rápida, concepção e construção da interface de usuário do seu aplicativo.

E para realizar a instalação no eclipse vamos na aba Help do Eclipse e na opção  Install new software.



Irá ser aberto uma pagina que serve para a instalação de novos Plugins. Vamos passar a seguinte url no campo Work with : https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/  , Caso essa url não funcione tire o s e deixe apenas http://  e Clique em add ao lado.



o eclipse vai pedir para que você adicione um nome e a localização. como a localização ja vai estar preenchida com a url que colocamos antes apenas adicione um nome e clique em OK.


o eclipse irá buscar o plugin do android naquela url que passamos e irá listar os itens que você tem como opção para instalar. No caso do android sdk selecione todos. e clique em Next .



Agora como todo software o eclipse mostra a licença de uso. Logo em baixo do texto tem a opção para aceitar os termos de uso, selecione ela e clique em Finish.


O eclipse irá realizar todas as operações necessárias para o download e instalação do Android SDK. esta operação pode demorar conforme a velocidade da sua internet então aguarde para seguir os passos a seguir.


 durante esse processo uma mensagem de segurança do eclipse clique em OK.



Assim que acabar uma mensagem irá ser mostrada para a reiniciar o eclipse.Reinicie o eclipse para garantir que os softwares que instalamos funcionem corretamente e vamos para a segunda etapa da configuração.


 Apos reiniciar o eclipse automaticamente irá aparecer o SDK Manager do android para instalarmos os softwares que não vem junto na SDK. Nesta tela selecione a segunda opção Use existing SDKs para usarmos a SDK que baixamos nesta configuração e no campo abaixo adicione o caminho aonde você deixou a pasta que foi extraida no começo do tutorial. Um Warning irá aparecer em cima falando que um componente na pasta Tools está faltando mas não tem problema pois iremos adiciona-lo enquanto atualizamos os outros componentes necessários para a execução do projeto, Clique em Next



A proxima etapa é apenas uma pergunta se você gostaria de contribuir com as estatisticas do Google. Selecione yes  ou  no e clique em Finish.





Agora vamos selecionar os Plugins para o desenvolvimento de aplicações android. é mostrada as API para cada versão do android escolha uma de sua preferencia. Selecione também o plugin não instalado na pasta tools e em extra recomendo que adicione também, mas se não quiser também não tem problema. Clique no botão abaixo Install (seus n° de pacotes) packages.



Okay! Agora como sempre aceite os termos de uso de cada API ou selecione Accept all  e clique em  Install.



Este processo demora bastante então Tenha Paciência e aguarde para seguirmos com a criação de nosso Projeto.Quando acabar o processo de instalação clique em close  e pode fechar o SDK Manager, e reiniciar o eclipse.


Agora vamos para a parte legal. Vamos Criar o Projeto!! para começar com um novo projeto android pressione CTRL + N e digite "android". Selecione  Android Project e clique em  Next.


Agora vamos dar um nome ao nosso projeto. E deixar o Workspace default pois é aquela pasta onde será guardado nosso projeto.Clique em Next.


Agora vamos selecionar em qual plataforma android nosso projeto irá rodar. Selecione uma opção que você instalou no processo de escolha das API. E clique em  Next


Agora vamos dar um nome ao pacote do nosso projeto. Escolha um nome valido e seguindo os padrões do java de preferencia e clique em  Finish.



 Está criado o projeto Android, e já vem com o modelo Default do android. Se você expandir as dependências verá que tem o main.xml que é onde fica o Design de um aplicativo android. e o pacote que você criou que é onde você irá colocar suas classes. Caso você ainda não saiba modificar bem no xml do android, o eclipse contem um editor visual para você adicionar os componentes básicos.Mas é fundamental que você aprenda a mecher no xml do seu aplicativo.


Bom já que chegamos até aqui vamos tentar rodar nosso aplicativo. Clique com o botão direito do mouse em cima do nosso projeto e selecione a opção  Run  e depois Android Application.


Irá ser mostrado uma mensagem de erro pois não configuramos ainda o dispositivo virtual onde nosso aplicativo irá rodar. O Emulador do sistema android. Clique em Yes. E vamos configura-lo.


Agora Clique em New.



Na janela que se abriu de um nome para o seu emulador do android e selecione qual versão ele irá rodar. Em Property deixe a primeira opção  Abstract LCD Density e clique em Create .




Pronto o emulador está criado agora clique em Start  na janela de Dispositivos virtuais do android.


Irá carregar o sistema android este processo geralmente demora um pouco então aguarde pacientemente.


Apos ter carregado realize o processo de execução novamente. Irá abri automaticamente esse emulador com o seu projeto rodando


Bem simples pois não mechemos no Design porém essa parte fica por sua criatividade e estimulação, corra atras pois o android está realmente forte e o mercado para ele está fervendo de vagas. Agradeço pelo seu apoio e qualquer duvida peço que comente pois estamos sempre a disposição para respondermos qualquer duvida.Um forte abraço e até a próxima.

Imagens extras


Tamanho do projeto em App settings.


API mais recente do android.


Acesse o nosso site YaW Tecnologia, para mais informações sobre assuntos na área de desenvolvimento e veja os cursos disponíveis.


9 comentários:

  1. Muito bom, fiz aqui e funcionou direitinho, apenas o emulador que não apareceu aquela janela informando o erro, tive que buscar a informação em outro site, acredito que seja devido as atualizações que já ocorreram do tempo da postagem pra cá.

    Caso alguém tente e não apareça basta ir no Eclipse em Window > AVD Manager e o resto é só seguir o tutorial desse site.
    Muito obrigado, agora é a parte mais difícil, aprender a programar... abraços!

    ResponderExcluir
  2. Opa, Obrigado por compartilhar esse adicional com nós InsideRox. Nem Sempre o erro que reproduz na minha maquina será o que ira acontecer na de outras pessoas, mesmo eu fazendo o teste de varias formas obtive esse resultado.

    Agradeço pelo aviso, assim que possível irei alertar no post com essa informação que você nós passou.

    Qualquer duvida Estamos sempre a Disposição de Responder via comentário, ou mande-nos um
    e-mail:protocoloti@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Thiago, agradeço por compartilhar sua excelente duvida conosco. Bom nunca tinha visto em nenhum lugar a respeito de usar o android com o netbeans. Dei uma pesquisada achei um plugin: http://kenai.com/projects/nbandroid/ que tem como ideia dar suporte total do android pro netbeans.

    Vou estudar um pouco mais esse caso e assim que possivel fazer um post dedicado para o netbeans também.

    Grato!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do seu blog, parabéns! ando tendo problemas, fiz um projeto num computador da faculdade copiei a pasta do projeto e não consigo abrir no meu computador, tentei importar não consegui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiano, Vai depender da forma que você exportou o projeto, se no caso você apenas copiou a pasta, vá em import --> General--> Existing Projects into Workspace(projetos existentes para o workspace) e no select root directory procure a pasta que você copiou e de um finish ou next dependendo da sua necessidade

      Excluir
  5. Olá, vi suas dicas. Estou usando o tutorial do http://developer.android.com, mas o processo é o mesmo do que você indicou. Quando coloco em RUN o emulador não roda a aplicação. Sabe o que pode estar acontecendo? Não indica mensagem nenhuma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kergi Neto, Então o que pode estar acontecendo é a sua AVD não estar devidamente configurada,tente remover a sua AVD atual e criar uma nova, Caso isso não funcione retorne o log de erro no e-mail protocoloti@gmail.com que tentarei resolver aqui na minha maquina

      Excluir
  6. Oi. Meu problema é um pouco diferente mas acho que podes resolver, Eu quero instalar aplicativos prontos no Android x86 sem usar Market, e nenhuma versão tem um explorer (logicamente não dá achar o apk e instalar), acho que pode me ajudar... por favor mande a resposta para meu e-mail: kelvinrsouza@gmail.com
    Agradeço atenção..

    ResponderExcluir