quinta-feira, 15 de março de 2012

Instalando o MySQL Workbench 5.2 no Windows 7

Neste tutorial vamos ver como instalar a ferramenta visual para modelar o seu Banco de Dados MySQL.

MySQL Workbench é uma ferramenta gráfica para modelagem de dados, integrando criação e designer que pretende ser uma evolução do já famoso DBDesigner4. A ferramenta possibilita trabalhar diretamente com objetos schema, além de fazer a separação do modelo lógico do catálogo de banco de dados.
Toda a criação dos relacionamentos entre as tabelas pode ser baseado em chaves estrangeiras. Outro recurso que a ferramenta possibilita é realizar a engenharia reversa de esquemas do banco de dados, bem como gerar todos os scripts em SQL.
Siga as etapas abaixo para instalarmos o MySQL Workbench 5.2:

- Antes de instalarmos o MySQL Workbench é necessário instalar duas ferramentas da Microsoft. Uma delas é o Visual C++ 2010 Redistributable Package e a outra .Net Framework 4.0 Client Profile.

- A primeira delas é o Visual C++ 2010 Redistributable Package que pode ser encontrado no link aqui:


- O Download e a Instalação deste pacote é bem comum assim como o de muitos outros aplicativos por isso não entraremos em detalhes sobre esse pacote. Após ter feito o Download execute o arquivo, aceite a licença e clique em Next até completar a instalação:



- O Próximo é o Microsoft .NET Framework 4 Client Profile (Standalone Installer) que pode ser encontrada no link aqui:


- Da mesma forma como foi feita com a outra ferramenta faça o Download e aceite a licença dos termos de contrato:


 - O Segundo Campo é opcional. Agora clique em Instalar:


- Pronto clique em Concluir e finalizamos a parte inicial para podermos instalar o MySQL Workbench 5.2.Vamos para a parte final:


- Para começar a instalação do Workbench é necessário que você faça o Download do MySQL Workbench no site: http://www.mysql.com e va para a aba de Downloads:


- O Próximo passo é selecionar a opção MySQL Workbench (GUI Tool):


- Na Página que abriu Independente se o seu Windows for versão 32 bits ou 64 bits, escolha a opção "Windows (x86, 32-bit), MSI Installer" e clique no botão "Download":


 - Nesta próxima etapa clique no link no final da página para poder escolher a opção de download:


- Agora nesta página selecione uma das duas opções com a bandeira do Brasil e irá começar o download da ferramenta:


- Após ter feito o download da ferramenta, execute o arquivo para iniciarmos a instalação. E na tela que abrir clique em Next:


- Nesta etapa ele irá te perguntar onde gostaria de Instalar o MySQL Workbench, se você quiser alterar este caminho para algum de sua preferencia não tem problema só lembre-se onde instalou ele, pois se algum dia for necessário ir até a pasta de instalação você já sabe onde está:


- Na próxima etapa ele irá te perguntar se você deseja uma Instalação Completa ou uma Customizada, Recomendo que deixe na opção Complete mas se você não deseja que ele ocupe muito espaço no disco vá em  Custom  e escolha apenas o necessário para o MySQL Workbench:


- Agora clique em Install e espere até que seja finalizada e clique em Finish:




- Agora se você não deixou marcada a opção de executar o Workbench, execute-o e pronto!! Está instalado e pronto para uso o  MySQL Workbench 5.2



Acesse o nosso site YaW Tecnologia, para mais informações sobre assuntos na área de desenvolvimento e veja os cursos disponíveis.

2 comentários:

  1. Até agora eu não encontrei uma grande ferramenta para trabalhar com MySQL - Valentina Studio, em vitória. É a edição gratuita pode fazer mais coisas do que muitas ferramentas comerciais!
    Altamente recomendado para verificá-lo. http://www.valentina-db.com/en/valentina-studio-overview

    ResponderExcluir
  2. Opa Obrigado pela dica, ultimamente só tenho trabalhado com postgresql, mas irei verificar sim essa ferramenta

    ResponderExcluir