quinta-feira, 15 de março de 2012

Instalando e Criando Primeiro Projeto no Netbeans 7.1 no Windows 7

Bem, já instalamos o Java, e SGDB, o que falta agora para podermos fazer uma aplicação mais robusta pra web, falta uma IDE, e como não faz mal aprender vamos ver o que exatamente é uma IDE.

Uma Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE) é um software que reúne a maioria das ferramentas necessárias para um programador desenvolver seu aplicativo de forma rápida e mais fácil.

Geralmente os IDEs facilitam a técnica de RAD (de Rapid Application Development, ou "Desenvolvimento Rápido de Aplicativos"), que visa a maior produtividade dos desenvolvedores.

As IDEs foram feitas para maximizar a produtividade do programador provendo funcionalidades e interfaces que visam uma maior facilidade para entender como funciona a IDE. Em uma IDE programadores tem vários recursos para diminuir a necessecidade de escrever código com teclas de atalho e até criando código a partir do começo para o desenvolvedor. Porem a IDE por ser uma ferramenta grande e complexa dependendo de uso e estudo para compreende-la e poder usar todos os seus recursos.

Depois desse resumo sobre uma IDE, qual devemos escolher? Existem tantas IDEs por ai, porém pra programar a Java eu gosto de sempre falar em Netbeans e Eclipse, existem outras até completas porém essas duas são free e open source.

Eu dei preferencia nesse tutorial para o Netbeans porque acho que ele tem uma interface mais amigavel que o Eclipse, é mais facil de entender pra quem está começando agora e até agora só mecheu com o Notepad, mas eu pretendo fazer um post eplicando um pouco sobre o Eclipse daqui um tempo, e também fazer um projeto do zero nele pra ir postando aqui no blog.

Então vamos baixa-lo no site do Netbeans por aqui.







- Agora vamos escolher a ultima opção pra download, que já traz todos os plugins pra desenvolver em Java, C++, Groovy e PHP.

- Depois de pronto o download execute o instalador:


- Aqui estamos na tela de boas vinda do instalador, clique no botão de Próximo:




 - Aceite os termos de contrato de licença e clique em Próximo:


- Agora aceite os termos de contrato para instalar o JUnit, o JUnit é um framework open source, criado para fazer testes, com ele você pode testar cada método da sua classe pra ver se esse método age de forma correta. Clique em Próximo:


- Defina o diretório onde será instalado o Netbeans e defina o caminho onde está instalada a JDK em seu computador, se estiver em um caminho default o Netbeans irá encontra-lo sem que você precise mostrar ao Netbeans onde está, cliquem em Próximo:


- Agora defina onde será instalado o GlassFish, o GlassFish é um servidor open source para Java EE, tem suporta todas as especificações da API Java EE e define como coordená-las. Clique em Próximo:




- Nessa janela é mostrado um breve resumo do que vai ser instalado no seu computador, clique em Instalar e aguarde terminar:

- Feito isso de um Finish na ultima pagina e pronto o Netbeans está instalado.

Abra o Netbeans e espere carregar, ira aparecer uma aba Pagina Inicial, pode fecha-la. 

- Feito isso pode iniciar um novo projeto clicando na parte superior esquerda, onde tem uma pastinha com um sinal de mais verde, como na imagem abaixo:


- Irá aparecer uma tela pra escolhermos qual linguagem e plataforma vamos escolher pra programar, nesse primeiro projeto vamos escolher Java e Java Aplication e clique em Próximo, como na imagem abaixo:


- Agora vamos definir o nome do projeto e a workspace dele e vamos clicar no botão de Finalizar:


- Agora de duplo clique emcima do projeto que você criou, depois dê dois clique na pasta de "Pacotes de código-fonte", dentro dessa pastinha vai ter um pacote padrão, clique com o botão direito emcima dele, vá em "Novo" -> "Classe Java". Agora coloque um nome pra classe, pode ser o mesmo do projeto e depois dê um nome para o pacote, que fique dessa forma: www.protocoloti.com.SWING. Clique em Finalizar e pronto, sua classe Java foi feita, vamos ver como ficou na imagem abaixo:


- Agora vamos escrever um código pra sair uma janela escrita Olá mundo

package www.protocoloti.com.SWING;
import javax.swing.*;

public class Hello {
  public static void main (String arg []){
  JFrame janela = new JFrame("Teste");
  JLabel label = new JLabel("Ola mundo");
  janela.getContentPane().add(label);
  janela.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  janela.pack();
  janela.setVisible(true);
  janela.setLocation(530, 300);
  }
}


- Após isso você deve mandar executar a classe, clicando com o botão direito no projeto e mandando executar, dessa forma:






- A saída deverá ser essa, como mostrado na imagem abaixo:


Bom, por hoje é isso, aprendemos a instalar e criar um projeto no Netbeans, e enquanto ao código não se preocupe, ele será abordado nos próximos posts pra entendermos o que foi abordado nessa classe, eu só quis fazer algo mais interessante pra quem possivelmente está fazendo o seu primeiro programa.

Acesse o nosso site YaW Tecnologia, para mais informações sobre assuntos na área de desenvolvimento e veja os cursos disponíveis.

Um comentário: