terça-feira, 25 de setembro de 2012

Técnicas de Gestão de Projetos


Quando falamos a respeito de TI sempre vemos um termo "Gestão de Projetos". Mas o que seria um Projeto?


Projeto é um empreendimento não repetível, algo novo, uma visão e gerenciamento diferenciado, que é executado por pessoas que desenvolvem por meio do planejamento e execução de uma sequência clara e lógica de eventos, os quais possuem inicio, meio e fim, isto é, os projetos são temporários, possuem um termino pré-estabelecido.

E porque precisamos de gerenciar nossos projetos?


Porque nossos projetos possuem um objetivo claro e definido, com custos, prazo e uso de recursos limitados, conforme previamente planejados por pessoas que aplicam seus conhecimentos e habilidades gerenciais para viabilizarem o sucesso do Projeto!!

Para gerenciar nossos projetos devemos identificar dependências:
  • Identificação das necessidades;
  • Estabelecimento de objetivos claros e alcançáveis;
  • Balanceamento das demandas conflitantes de qualidade, escopo, tempo e custo;
  • Adaptação das especificações, dos planos e da abordagem às diferentes preocupações e expectativas das diferentes partes interessadas;
Para poder iniciar seu projeto separe em quatro fases, e isso fará com que seu projeto como um todo fique mais simples de compreender e de controlar.

Fase 1- Concepção(Inicio)
  • obter dados
  • identificar necessidades e alternativas
  • Estabelecer Objetivos, Riscos,
  • Viabilidade, Estratégias
  • Estimar recursos
  • desenvolver Project Charter( com o objetivo de coordenar o planejamento, a execução e o controle do projeto)
  • apresentar proposta
Fase 2- Planejamento
  • definir membros da Equipe
  • desenvolver Escopo( descreve os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo e somente o trabalho requerido para completar o projeto com sucesso);
  • estabelecer planejamento, WBS (EAP), orçamento, políticas e procedimentos
  • avaliar riscos
  • confirmar e obter aprovação para prosseguir
Fase 3- Execução / Controle( Meio/Processamento )
  • preparar a organização
  • estabelecer requisitos técnicos detalhados
  • preparar e executar os pacotes da WBS
  • dirigir, monitorar e controlar Escopo, Qualidade, Tempo e Custo (e Riscos)
Fase 4- Finalização( Fim )
  • rever e aceitar o Projeto
  • documentar e avaliar os resultados

Abordei agora alguns conceitos do processo de gerenciamento de projetos. Claro que faltou muita coisa, mas deixo para que você crie seus próprios conceitos a respeito do gerenciamento de um projeto, pois o principal objetivo de um Gestor é ter sucesso.

Grato.

Acesse o nosso site YaW Tecnologia, para mais informações sobre assuntos na área de desenvolvimento e veja os cursos disponíveis. 

Um comentário: