terça-feira, 30 de setembro de 2014

Java - Contexto

Contexto


O que exatamente é contexto em um ambiente de desenvolvimento Java?
Contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir- lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão. Também corresponde onde é escrita a palavra, isto é, a oração onde ela se encontra.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Java - Static


Static

static é a palavra reservada no Java utilizada para definir um membro estático dentro de uma classe. Isso torna o método ou variável pertencente a classe que o mesmo se encontra, com isso transformando o membro acessível diretamente pela chamada pela classe, ao invés de instanciar, como é normalmente feito em um contexto de objeto.

Basicamente é essa a definição que temos em mente na hora de falar sobre static em java. Mas isso implica em muitas duvidas sobre como o mesmo funciona, tanto na hora de executar um sistema quanto como ele é alocado na JVM.

Eu percebi isso principalmente quando comecei a ministrar aulas de Java no meu ambiente de trabalho, pois houveram duvidas sobre o mesmo e eu não tinha uma explicação profunda e esclarecedora como eu esperava poder entregar para os alunos que tinham a duvida. Então decidi vir falar um pouco mais profundamente sobre o static.

O método mais conhecido atualmente com o static é o próprio método main, nele temos uma estrutura que a JVM necessita pra compilar e aceitar que o código seja executado para haver o inicio do programa, o método main precisa necessariamente ter acesso public, ser static, não retornar coisa alguma ( void ) e receber como argumento um array de String (String args[] ).